Translate

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Educação Materialista X Espiritualista

 

 

 

Biblioteca Virtual União Fraterna  

Grupo  Marcos  

Blog União Fraterna Bezerra de Menezes

 
Revista Espírita Dr. Bezerra de Menezes 

Publicações

   

Agosto

Julho

Junho

Maio

Retornar   

 

Educação Materialista X Espiritualista

Há uma expressiva parcela da sociedade que acredita estar segura e totalmente certa em se precavendo exclusivamente do ponto de vista financeiro. Assemelhando-se as famílias antigas que se julgavam protegidas das intempéries da Natureza em se protegendo da ação do Sol e da chuva através de materiais nocivos à saúde, como as telhas de amianto, que com o seu uso prolongado é disseminadora de várias doenças.

Mal calcula esta significativa parcela da sociedade que a preocupação exclusiva do apenas ter as coisas e posições sociais elevadas é insuficiente para lhes proporcionar verdadeira segurança e bem estar inalterável. E tão logo se apercebem os problemas de ordem moral e tantos outros lhes assaltam a tranquilidade que julgavam serem credores, por terem alcançado a posse material.

É lamentável esta ocorrência perante os não instruídos pela Doutrina Espírita e muito mais o é quando, não raro, ocorre em famílias detentoras de largo cabedal sobre as realidades espirituais. Esquecidos de que só há uma verdadeira segurança familiar quando não esquecidos os compromissos materiais dá-se uma maior e verdadeira importância aos compromissos espirituais, que são os únicos e verdadeiros motivos de estarmos encarnados.

Estas que assim praticam fornece a cada um dos integrantes do núcleo familiar, verdadeiramente, uma maior proteção.

Apesar de todos que se encontram encarnados na Terra estarmos suscetíveis a nos defrontarmos com dificuldades inerentes ao grau evolutivo do planeta que merecemos habitar. São as famílias verdadeiramente cristãs que fornecem aos seus integrantes as forças necessárias para vencer todos os tipos de dificuldades. Não fornecendo exclusivamente e nunca priorizando os bens materiais, ensinando a respeitar estes bens como ferramentas benditas que Deus nos concede por empréstimo, para sermos úteis.

Paremos de fornecer aos nossos e a nós mesmos as falsas seguranças que mais se assemelham a doentia garantia dos ambientes cobertos com folhas de amianto fornecem aos seus usuários. Passemos, verdadeiramente, a proteger-nos com a consciência e acima de tudo com a prática diária de que somos espíritos imortais que temporariamente estamos encarnados para a nossa evolução espiritual. Tanto isto é verdade que nunca e em tempo algum houve uma reencarnação com a missão de se tornar rico, materialmente falando. Sempre, invariavelmente, com a missão espiritual de se autoaperfeiçoar do ponto de vista espiritual, utilizando os recursos como simples ferramentas. Que, por isto, em momento algum devemos supervalorizar o que é tão efêmero quanto o corpo físico.

Somente praticando uma educação acima da matéria apesar de totalmente voltada para o nosso cotidiano terrestre enquanto aqui permanecermos, seremos verdadeiramente capazes de nos protegermos e acima de tudo, dando-nos condições de combatê-las com total eficiência quando surgirem em nossos horizontes. Pois devemos nos lembrar de que estamos não em um paraíso, mas em um planeta escola onde é comum e natural que as provas representadas pelas dificuldades rudes aconteçam.

O suicídio que apesar de teimarmos em não tratá-lo como uma chaga da sociedade que deve ser fortemente combatido através de campanhas de esclarecimento ininterruptas em nossas casas espíritas e por nossos governantes e outras casas religiosas é uma das consequências diretas da educação materialista que nossa sociedade tanto se acostumou a ter. Bem como as obsessões que impedem a felicidade em tantos lares aparentemente merecedores.

Igor Leopoldo

 

Revista da Associação Médica Brasileira  

Print version ISSN 0104-4230

Rev. Assoc. Med. Bras. vol.47 no.3 São Paulo July/Sept. 2001

http://dx.doi.org/10.1590/S0104-42302001000300040

Artigo de Revisão

AMIANTO NO BRASIL: CONFLITOS CIENTÍFICOS E ECONÔMICOS

 

*V. WÜNSCH FILHO, H. NEVES, J.E. MONCAU 
Departamento de Epidemiologia, Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo, SP.

 

UNITERMOS: Amianto. Asbesto. Resultados conflitantes de pesquisas. Interesses econômicos do asbesto.

KEY WORDS: Asbestos in Brazil. Research conflicting results. Asbestos economic interests.

 

Embora os efeitos do amianto (asbesto) sobre a saúde humana sejam conhecidos desde a Antiguidade, as evidências clínicas e epidemiológicas remontam ao início do século XX1. As diferentes fibras de amianto, tanto do grupo dos anfibólios (amosita, crocidolita, antofilita, actinolita e tremolita) quanto das serpentinas (crisotila), estão implicadas na ocorrência de câncer e outras doenças em humanos.

Dezasseis anos de prisão para os responsáveis da Eternit Itália 

Onde a fibra de amianto é proibida no mundo